This page in English
Essa é a gloriosa promessa do Novo Pacto provocada pela morte e ressureição do próprio Filho de Deus. É esse precioso sacrifício que nos capacita para agirmos como Deus, não por causa de instruções externas mas porque somos um com Ele. Nós temos o alegre privilégio de irmos além da fria letra da lei para o coração acalentador de Deus. Não vamos nunca olhar demoradamente para os velhos dias da lei.
Considere essas animadoras escrituras:
Jeremias 31:31 Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.(32) Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. . . . (33) Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.(34) E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Jeremias 32:38 E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus.(39) E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. (40) E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. (41) E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma.
Ezequiel 36: 26 Eu lhes darei um novo coração . . . (27) E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
A semente desta tranformação sobrenatural vem num instante mas deve crescer dentro de nós ao nutrirmos nosso relacionamento com Deus. No momento em que nascemos novamente dentro da família de Deus nos tornamos filhos de Deus, completos, como se tivéssemos genes divinos. Em nossa própria natureza, está agora a natureza dEle Seu altruísmo e bondade e sua paixão pelo que é correto. Quando nascemos fisicamente tivemos que crescer bastante. Do mesmo modo, devemos crescer espiritualmente. Assim como no natural crescemos e ficamos mais fortes e sábios e mais parecidos com o pai de quem carregamos os genes, assim também é no espiritual.
O amor altruísta de Deus foi derramado dentro de nós (Romanos 5:5) mas vamos enterrá-lo ou vamos nutrí-lo até que ele sature nossos pensamentos e ações?
Não fomos feitos para regras divinas e sim para relacionamentos divinos. Não fomos feitos para ser programados por um conjunto de instruções como um robô. Fomos feitos para apreciar o mais excitante e dinâmico dos relacionamentos a intimidade com Deus.
Deus não quer que sejamos como animais que não raciocinam, que só entendem chicotadas, mas como pessoas inteligentes que entendem que todo o desejo de Deus por nós é uma manifestação de sua sabedoria altruísta e seu desejo de que tenhamos o melhor. Ele também não nos quer agindo como crianças teimosas, sempre a beira de fazer algo perigosamente estúpido e precisando ser controlados por comandos rígidos e cruéis. Pelo contrário, Ele nos quer como pessoas amorosas que respondem aos seu gentis sussurros.
Gálatas 5:16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Pecar é quebrar o coração de Deus. É virar contra Aquele que apaixonadamente e mansamente nos ama. É torturar novamente Aquele que sofreu o horror da crucificação por causa de nossos antigos pecados. Qualquer um que usa o privilégio da intimidade preciosa com Deus como pretexto para pecar não é somente desprezível mas está caminhando direto para a ira de Deus. (Nós esquecemos frequentemente o quanto o Novo Testamento enfatiza a ira de Deus.)
Qualquer comportamento que for menos do que íntegro entristece nosso Senhor. Bem no meio de uma longa lista de direções morais, as Escrituras "caem" nisso:
Mas aqueles que conhecem o seu Deus se mantém puros assim como Ele é puro. Viva a vida ao máximo com a alegria da intimidade com Deus.
Jesus our Brother More about having Gods genes
Is it Perverted? (For Marrieds)
Not to be sold. © Copyright 2002, 2016 Grantley Morris. May be freely copied in whole or in part provided: it is not altered; this entire paragraph is included; readers are not charged; if used in a webpage, the new page is significantly different to this one. Many more compassionate, inspiring, sometimes hilarious writings available free online at www.net-burst.com Freely you have received, freely give.
For use outside these limits, consult the author.