Os assolados pela culpa:
O povo especial de Deus
Mateus 9:11 Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: Por que o mestre de vocês come com publicanos e pecadores? (12) Ouvindo isso, Jesus disse: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. (13) Vão aprender o que significa isto: Desejo misericórdia, não sacrifícios. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores.
Mateus 11:19 . . . e dizem: Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham.
Mateus 21:31 . . . Jesus lhes disse: Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. (32) Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele.
Lucas 7:37 Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma pecadora, trouxe um frasco de alabastro com perfume, (38) e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. . . . (40) Respondeu-lhe Jesus: . . . (41) Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. (42) Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? (43) Simão respondeu: Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior. Você julgou bem, disse Jesus. (44) Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. . . . (47) Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama. . . . (50) Jesus disse à mulher: Sua fé a salvou; vá em paz.
Lucas 14:11 Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.
Lucas 14:16 Jesus respondeu: Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. (17) Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: Venham, pois tudo já está pronto. (18) Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. . . . (21) O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos. (22) Disse o servo: O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar. (23) Então o senhor disse ao servo: Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. (24) Eu lhes digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete.
Lucas 16:15. . . Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus.
Lucas 18:10 Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. (11) O fariseu, em pé, orava no íntimo: Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. (12) Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. (13) Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador. (14) Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.
Gálatas 2:16 sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.
Romanos 3:20 Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
Romanos 9:30 Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé; (31) mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou. (32) Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na pedra de tropeço. (33) Como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado.