Continuação
(De volta ao começo de Sendo um Vencedor)
3. E o diabo fugirá
Nós somos vencedores! Ao ignorar mentiras satânicas e deixar que Cristo faça todo o trabalho duro, nós temos poder de fogo para colocar o diabo na defensiva. Com Jesus em nós, fazemos os demônios estremecerem. Mas é importante não entender mal as implicações. A tentação não desaparecerá após um resistência mínima. Observe a batalha de Jesus no deserto. Ele se manteve resistindo à tentação #1. Então o que Satanás fez? Lançou a tentação #2. E depois disso, a tentação #3. E isso não foi o fim. Satanás foi embora, apenas esperando a hora em que Jesus estivesse mais vulnerável (Lucas 4:13). Nós não sabemos quantas vezes o diabo recomeçou o ataque. Nós sabemos que Jesus teve que dizer a Pedro Para trás de mim, Satanás! Nós sabemos que o inimigo entrou no querido amigo de Jesus, Judas, para destruir o Filho de Deus. Nós sabemos que Cristo teve uma batalha horripilante no Getsêmani. E nós sabemos que Jesus venceu todas as vezes.
E através dele, você também pode vencer todas as vezes. Está preto no branco. (Versículos) Não é nem a mais vaga insinuação de que você não sentirá vontade de desistir. Nem a menor sugestão de que você não se sentirá abandonado aos dentes da tentação como um rato preso na jaula de um leão. Mas há garantia divina de que não importa quão fraco você se sinta, não importa quão horríveis suas falhas passadas, não importa quão impossível pareça, você pode derrotar cada tentação que aparecer no seu caminho. Se você algum dia encontrar uma tentação que é forte demais para você, o Deus que faz o sol nascer cada dia de repente se tornou indigno de confiança, o Deus que não poupou o próprio e querido Filho de repente perdeu interesse em ti, e a integridade moral do Santo desabou.
O Diabo é o Enganador
Satanás é um artista da enganação. Ele quer te fraudar, tirando tudo o que é seu por direito. Ele é o inimigo de tudo o que é bom, te odianto com toda a sua fúria imunda. Ele oferece a bomba macia e calorosa que vai explodir sua vida em milhões de pedacinhos. Ele generosamente dá alívio e diversão momentâneos que levam à servidão e tormento mais profundos; o atalho ao êxtase do céu que acaba no inferno.
Com Cristo tornando todas as armas de Satanás ineficientes contra os cristãos, o Inimigo não tem nada restando, a não ser guerra psicológica ilusões, falsas acusações, tentativa de lavagem cerebral.
Suponha que você fosse um soldado em guerra, e um inimigo perverso tivesse a oportunidade de tentar fazer lavagem cerebral em você. O inimigo tentaria te esgotar, repetidamente colocando pensamentos em sua mente de que o lado que você serve:
* está errado, ou não vale a pena ser servido
* perderá a guerra, ou não é forte o bastante para te proteger
* te rejeitou ou te abandonou, ou não se importa contigo
O inimigo também tentaria:
* te isolar
* te fazer se sentir inútil
* destruir toda esperança.
Esse é o inimigo diabólico que você encara todos os dias. Ele é o mestre das meias verdades. Sim, o pecado é delicioso como doce atado a veneno. É verdade que o pecado é emocionante tão excitante quanto queda livre sem paraquedas. E ele está certo quando sussurra que os caminhos de Deus são irritantemente restritivos tão confinantes quanto um paraquedas quando você está em queda.
O autor da dor, do desespero e da morte maliciosamente retrata Deus como um estraga-prazeres. O Todo-Poderoso tem o seu maior bem em foco, não um curto efervescer que no fim das contas te deixa frio, vazio e sem futuro. O caminho de Deus é o caminho da alegria eterna; do amor, do triunfo, do auto-respeito. Ele é a única fonte de beleza e de tudo o que permanece. Ele te dá o poder para fazer deste mundo um lugar melhor. Ele te oferece proteção, segurança, pureza e sabedoria. Não escorregue de seu abraço divino para a areia movediça do diabo.
O Sedutor faz a desistência parecer a opção fácil, mas o custo real é enorme. Qualquer área de derrota é uma cicatriz feia. O Senhor quer embelezar sua vida inteira, mas ele não ousa trazer outras coisas a sua atenção enquanto essa é um fardo tão grande para você. Então outras manchas vergonhosas, provavelmente óbvias para aqueles que te veem, permanecem intocadas.
Não importa quão horrível a dor de resistir, sempre acaba sendo a opção genuinamente fácil.
O pecado nunca é a saída fácil; é a alternativa atraente. Morda a isca e sinta o gancho. Engula a mentira e se contercerá em arrependimento.
A melhor defesa contra mentiras astutas é encher sua mente com a verdade. Mergulhe na Palavra de Deus.
Estratégias
Sente-se derrotado? É possível que você pudesse ser mais fraco do que é, e ainda assim ter vitória total sobre as tentações que te derrotam no momento. Como? Ao levar as tentações mais a sério, e marcar o limite contra elas muito mais cedo.
Se nós pudéssemos apenas compreender a imensidão dos perigos, nossa caminhada para vencer a tentação iria decolar. Nós preferiríamos sapetear num campo minado a brincar com o pecado. E Satanás ficaria com tanto medo da nossa nova determinação que nós poderíamos não vê-lo por dias de uma vez só.
Sabendo quão crítico isso é, acredito que o Enganador se esforça muito tentando nos manter numa névoa, sabendo apenas vagamente o que está em jogo. Eu preparei um pequeno abridor de olhos. Para um novo vislumbre da seriedade do pecado, clique aqui.
Repetidas vezes, a Bíblia insiste que, como mais nada, o pecado tem o poder para te destruir. (Versículos) O pecado é a coisa mais terrível deste planeta, pior que um lobo feroz cobiçando seu sangue. Melhor perder um membro, ou um olho, ou se afogar, do que deixar que ele te pegue, alertou Jesus. (Versículos) Quando uma besta louca por sangue está procurando uma vítima, a coisa sensata é ficar o mais longe possível dela. É assim que deveríamos tratar o pecado. Ainda assim, ao invés de ver o pecado como um lobo voraz, frequentemente o tratamos como um filhote perdido e malcheiroso um tanto nojento, basicamente inofensivo, às vezes quase bonitinho. O pensamento de levar o pecado sem seriedade deveria nos aterrorizar. Se não, nós estamos brincando com o desastre. Nós precisamos fugir do pecado, avisam muitos versículos da Palavra de Deus. (Versículos)
Aqui estão maneiras de aumentar a distância entre você e o pecado:
Ressalva
Eu não ouso tentar estabelecer regras para você. Meu desejo é que você escute atentamente o Espírito de Deus para ouvir as direções dele. Somente ele traçou sua rota de fuga pessoal. Minha esperança é meramente te oferecer algumas sugestões para que você converse com seu Senhor, e para que veja aonde ele conduz a partir daí.
A todo custo, evite o horror de seguir um conjunto de regras ao invés do Salvador vivo. Essa tragédia dupla acaba tanto em arrogância quanto em desertar Cristo. Orgulho feio, até mesmo intolerância, apodrecem em ti quando você descobre que marca sua linha do que é pecado mail longe do que todo mundo. E você corre o risco de abandonar seu Salvador quando começa a acreditar nas suas regras para a salvação feitas em casa (sua santidade e proteção da tentação), ao invés de semear toda a a sua fé no seu Senhor crucificado.
Queime suas pontes
O que você pensaria de um marido que dissesse à esposa que quer ser fiel a ela, mas explicasse que, só para o caso da tentação ficar forte demais, ele guardará o telefone da ex-namorada programado no telefone? Bem, o que seu Senhor pensa de você deliberadamente deixar fácil o acesso a drogas, ou a alguma outra coisa que você está tentando largar? Você não acha que Deus vê diretamente através de uma pessoa que pede perdão por abuso de substâncias, ou pornografia, ou o que seja, e mantém um pequeno suprimento por segurança? O perdão divino não está disponível à pessoa que não quer terminar com o pecado. (Explicação) Não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne, diz Romanos 13:14. Em outras palavras, não guarde nada, nenhuma tolerância, para o pecado.
Quando Jesus falou de cortar uma mãe ou pé, ou arrancar um olho, ele não falava literalmente, (prova) mas está descrevendo a necessidade de sacrifícios radicais, dolorosos e dispendiosos a fim de se fazer pecar mais difícil. O câncer é tão mortal que as pessoas estão dispostas a perder partes do corpo para impedir que se espalhe. Se as pessoas vão a tais extremos para lutar contra algo que pode afetar apenas a vida terrena, que sacrifícios deveria qualquer pessoa sã fazer para lutar contra algo que pode afligir alguém para sempre.
Sua coleção de coisas que te ajudam a pecar pode ter te custado muito dinheiro. Se você não a destruir, contudo, você descobrirá que ela custou ainda muito mais! (Versículos)
Aqui estão algumas maneiras de atacar o pecado que você deveria seriamente discutir com Deus.
* Destruir todos os livros espiritualmente perigosos que você possui, assim como revistas, CDs, DVDs, endereços, números de telefone, cartões de associado, objetos ocultos, drogas ilícitas, e assim por diante.
* Alterar radicalmente seus hábitos de assistir televisão. A maioria de nós está tão preso à televisão que mantê-la desligada machucaria tanto quanto perder um olho, porém, ela enche nossas mentes de pensamentos pecaminosos que nós lamentaríamos por toda a eternidade. Mesmo a maioria dos programas ditos apropriados para crianças estão infectados com impureza e impiedade. E nos canais comerciais, programais aceitáveis podem estar atados a comerciais venenosos.
* Se a internet te apresenta tentação, obtenha software designado para manter crianças longe de material condenável.
* Observe as situações em que você é mais vulnerável à tentação e faça tudo o que puder para evitar essas situações. Se, por exemplo, quando você fica acordado na cama pela manhã, antes de se levantar, sua mente desvia-se para coisas que não deveria, tente ao máximo evitar essa situação. Acerte seu despertador para tocar mais cedo, e certifique-se de se levantar. Se você descobrir que é mais vulnerável quando sozinho, evite essa situação o máximo possível. Ajudaria compartilhar a moradia com alguém? Alternativamente, ajudaria sair? Quando você se sentir vulnerável à tentação, tire sua mente daí visitando ou ligando para alguém. Vá andar, ou dirigir, se isso ajudar.
* Resolva que se você alguma vez pecar contra alguém, você confessará à pessoa e corrigirá seu erro. Se, por exemplo, você roubar, você devolverá o que roubou, com um adicional de 20% como compensação. Se você mentir, confesse à pessoa para quem você mentiu. Confesse para um cristão maduro e confiável, que pouco provavelmente será tentado pelo conhecimento de que você caiu (caso o impensável ocorra). Seja moderado pelo conhecimento de que se você pecar, terá que suportar a vergonha de confessar para o seu parceiro.
* Para manter sua pureza enquanto namora, cuidadosamente explique que dizer não para algo que vocês costumavam fazer juntos não é porque você está ficando frio(a) em relação a sua/seu amiga(o). (Eu estou horrizado pelo que alguns casais fazem um com o outro e ainda se consideram virgens.) Já que as pessoas diferem naquilo que as provoca, é importante dizer um ao outro o que não fazer, e respeitar as instruções do outro, mesmo que para você pareça bem inocente. Uma pessoa pode ter obtido o hábito de cruzar uma fronteira em particular e inocentemente esquecer. Algumas vezes muitos lembretes são necessários. Seja cauteloso quanto a ficar sozinhos juntos.
* Dê ao Maligno menos tempo para te seduzir, enchendo sua vida de atividades espiritualmente sadias mais cultos, amizades cristãs, oração, estudos bíblicos, e assim por diante.
* Se pureza sexual é um problema para você, veja Ajuda para manter sua pureza sexual
Não perca a última parte dessa importante webpage! Clique aqui [In English]
De volta ao começo de Sendo um Vencedor
Para mais páginas em Português, veja Português
© Copyright 1997, 2013, Grantley Morris. Pode ser gratuitamente copiado, totalmente ou em parte desde que: não seja alterado; esse parágrafo inteiro seja incluído; os
não sejam cobrados; se usado em uma webpage, a nova página deve ser significantemente diferente dessa. Muitos outros textos compassivos, inspiradores, às vezes hilários,
disponíveis gratuitamente em www.net-burst.com De graça recebeste, de graça dê.
Para uso fora desses limites, consulte o autor.