Continuação
Tiago 4:7 explica:
1. Deixe Jesus comandar sua vida (A aventura mais excitante da vida) Submetam-se a Deus, é como Tiago coloca. Deixe Deus controlar sua vida.
Num primeiro momento, isso parece tão opressivamente restritivo que é assustador. E todos temos medo de que nos será dito para ir em algum lugar horrível e fazer algo embaraçoso. Na verdade, que você tenha medo dos mandamentos de Deus é tão desnatural quanto que um bebê muito amado tema o seio da mãe; quanto uma criança trêmula de medo do sol; quanto alguém doente temendo a saúde. Obedecer Deus é dizer adeus aos erros e arrependimentos e abrir a porta do entusiasmo e da conquista.
Ninguém te entende como seu Criador. Ninguém conhece seu futuro como Deus. Ninguém quer, de coração, o melhor para você como Aquele que derramou o próprio sangue por ti. Ninguém pode te trazer felicidade como o Inventor do sexo e do pôr do sol, da visão e do som, do toque e do sabor, da vida e da beleza. Somente ele oferece o paraíso.
Quando você realmente analiza, nada poderia ser mais excitante, realizador e recompensante do que os desejos de Deus para ti. Temer a vontade de Deus é tão irracional quanto se preocupar com o que o melhor mecânico do mundo pode fazer com seu carro, e tão estúpido quanto insistir em desarmar uma bomba por medo de que os especialistas não o farão corretamente. O Todo-Poderoso, seu Criador e Salvador, é devotado sem egoísmo a maximizar sua felicidade. Além disso, ele tem conhecimento infinito. Quando Deus te pede para fazer algo, ele está te dando o privilégio único de tocar na maior Mente do universo. Você tem a oportunidade de fazer algo infinitamente esperto. Explore esse pensamento. [In English.] Poderia adicionar uma nova dimensão inteira a sua vida.
Desconsidere o direito do seu Criador de te dizer o que fazer. Ele tão somente te deu a vida e tudo que você já tocou. Ele segura seus átomos juntos e te deu células cerebrais com as quais você pensa. Esqueça que Cristo comprou sua fidelidade ao negociar a vida dele pela sua, se tornando o brinquedinho do diabo na cruz, a fim de que ele não pudesse te tocar. E deixe passar o poder de Deus para decidir seu destino eterno. Considere apenas o conhecimento infinito de Deus, sua perfeita bondade, e devoção abnegada para o seu bem maior. Isso sozinho é o suficiente para te forçar à conclusão de que desprezar a menor sugestão de Deus é o máximo da estupidez.
Outra coisa emocionante sobre a vontade de Deus para você é que ela não somente é aperfeiçoada por amor infinito, é também suportada por poder infinito. Não é somente alcançável, é imparável. Enquanto você deixar Jesus governar sua vida, nada pode impedí-la. Você acredita que Deus é onipotente? Então você acredita que ele poderia acabar com cada fraqueza sua. Ele não poderia te pedir nada que ele não pudesse fazer através de você. E se ele tem um cisco de amor, ou algum respeito pela própria reputação, ele não vai te dar uma ordem e então te abandonar aos seus próprios recursos. É excitante quando Deus pede o impossivel de ti. Um milagre está chegando!
Já que Deus, no amor dele, anseia por te ver alcançar seu maior potencial, os desejos dele para você vão te esticar ao limite. Mas não importa o quanto Satanás tente distorcer essa verdade eletrizante em algo assustador, sempre há algo mais assustador do que fazer a vontade de Deus não fazer a vontade de Deus. O simples fato de que nós podemos temer a beleza de Deus é uma prova clara de que Deus tem um inimigo espiritual que bombardeia nossa mente com mentiras maliciosas. Nada poderia ser mais sábio ou melhor do que obedecer o Deus que tem um compromisso sacrificial de te dar o melhor.
Deus te dizendo para fazer algo é o Senhor Todo-Poderoso expressando a vontade de que você aproveite o melhor dele. E obediência é simplesmente receber esse amor, se deliciando e alegrando na beleza, perfeição e segurança do desejo ardente de Deus pelo seu bem-estar. Nós só desobedecemos quando secretamente acreditamos que somos mais espertos do que Deus, que o amor dele por nós é inferior, ou que ele é tão fraco que nossas inadequações poderiam anular o seu poder. Obediência é o amor feito real.
Foi corretamente dito que a vontade de Deus é o maior bem que a sabedoria infinita dele pode imaginar. Aconhegue-se nisso. Experimente a perfeição extraordinária dos planos amorosos dele por ti. Então regale-se na segurança de saber que de todas as alternativas possíveis, você escolheu a melhor.
Note que submissão a Deus é deixar Deus ser Deus permitir que Jesus assuma o lugar de direito dele na sua vida. A ênfase não é em você tentar obedecer, mas em Jesus governar. É deixá-lo fazer o trabalho. É evitar colocar sobre si mesmo as responsabilidades que não nos pertencem. O Maligno adoraria distorcer isso numa triste desistência, mas na verdade é alívio glorioso. Nós somos livres para desfrutar a vida como filhos de Deus e deixar todo o trabalho duro para Jesus. Nós não temos que provar que somos dignos a Deus, Jesus já fez isso. Nós não temos que derrotar o pecado, Jesus já fez isso.
Submeter-se a Deus nunca deve ser pensado como obedecer um conjunto de regras. Isso é chato e frio. E Deus não é nenhum dos dois. Seguir uma lista de faça isso, não faça aquilo, não é seguir Deus, a pessoa, mas algo impessoal. Isso tráz o grande perigo de deixar Deus do lado de fora. Submeter-se a Deus é amar a Deus, a pessoa, aproximar-se dele o quanto você pode, e tirar dele força, conforto e direção. É dirigir com Deus no banco da frente, com você, aproveitando a companhia dele. De tempos em tempos ele dirá coisas como: Vire à esquerda. . . . Você vai precisar desacelerar um pouco aqui. . . . Deixe-me te mostrar um atalho. . . . Essa próxima parte é fácil, dirija como você bem entender. Sei que vai se sair bem. . . . Mais pra frente fica complicado. Melhor me deixar dirigir nesse trecho.
Agora, sejamos brutalmente francos. As direções de Deus raramente são claras assim, embora quando a situação demande tal grau de clareza, ele dará. A maior parte do tempo, Deus conduz através de coisas tão vagas quanto sentimentos. Isso pode ser frustrante, mas é a sua oportunidade de deixar a fé se levantar, confiando em Deus para te guiar com qual for o grau de clareza que a sabedoria divina sabe que é melhor, enquanto fazemos nossa parte nos aproximando e ouvindo atentamente. Deus e eu parecemos ter uma discussão contínua. Fale mais alto! Eu digo a Deus. E eu acho que ele fica respondendo: Ouça mais!
Um aspecto importante da submissão envolve evitar batalhas que Deus não nos autorizou a lutar. Sam tem o louvável auto-controle de nunca ligar a televisão, mas se está ligada, e uma cena de sexo aparece, ele raramente reune a força de vontade para desligá-la até que tenha visto tudo. Jody acha muito difícil resistir ao sexo quando sujeita a carinho extremo, mas ela pode cuidadosamente orar a Deus pedindo para que ele garanta que ela saia apenas com homens em quem ela pode confiar que nunca a tocarão onde não devem. Sam deve evitar todos os programas de TV que tem uma chance remota de passar uma cena de sexo, e Jody precisa evitar entrar em situações compremetedoras com homens. Em outras palavras, eles são vencedores, desde que não sejam tão tolos a ponto de engajar contra o inimigo em uma frente onde eles não tem o direito de estar.
Algumas situações, Deus não permite que nenhum cristão entre. Em algumas ele permite apenas que certos cristãos entrem. Não seja influenciado pelas coisas de que outros cristãos conseguem escapar. Ouça as ordens pessoais do seu Comandante supremo. Nós vivemos numa zona de guerra. Áreas diferentes estão sujeitas a diferentes tipos de ataque, e algumas são mais fortemente protegidas. Todos nós estamos seguros, desde que cada um de nós siga as ordens dele, ficando em nossas áreas designadas.
O pecado te tem na sua mira mortal. Está prestes a puxar o gatilho. Jesus se coloca em frente de ti e toma o tiro, para que você possa viver e aproveitar a vida. Tentar lutar contra o pecado sem a constante ajuda do seu Salvador é dar um tapa na cara de Cristo, e então sair da proteção dele direto para a chuva de balas do diabo. Se nós encararmos a tentação sozinhos (isto é, sem Cristo), o pecado vai nos derrubar. Mas nós não precisamos ser tão tolos. Nós nunca precisamos encarar a tentação sozinhos.
No momento em que Joe Comum se torna um policial ele ganha poderes especiais contra o mal. Ele não é mais forte, nem mais inteligente, ainda assim, de repente, os infratores o temem. Seu extraordinário poder repousa inteiramente em ele se submeter aos seus superiores. Caso ele desconsiderasse as ordens deles, seria suspenso da equipe. Seus poderes desapareceriam imediatamente, e os infratores poderiam pisar nele. Da mesma forma, nosso poder sobre o pecado depende da nossa submissão a Deus.
Já que sua união com Deus é crítica para a derrota do mal, o Inimigo fará tudo que pode para te separar do seu Salvador. Ele fará o melhor que pode para que você sinta que Deus é desagradável, pensa pouco de ti, e assim por diante. Se você tem a menor dúvida a respeito dos sentimentos de Deus por ti, eu novamente te lembro das seguintes páginas.
E uma série útil de páginas começando com:
* Lidando com a Culpa [In English]
2. Resista ao diabo
Recuse-se teimosamente a desistir. Como esse perdedor pegajoso ousa agir como se fosse seu dono?! Seja determinado.
Imagine que seu pai te compra um lustroso carro usado para o seu aniversário de dezoito anos. No dia seguinte, o dono anterior chega, exigindo as chaves do carro.
De forma alguma!, você exclama.
É o meu carro!, ele grita. Ele é maior e mais velho que você.
O carro é meu!, você protesta, Meu pai pagou por ele!
As veias do pescoço dele saltam. Você não sabe de nada! Me entregue as chaves!
Saia daqui, ou vou chamar meu pai e ele vai te acusar de invasão e fraude!
Isso é resistir. É defender seus direitos. É recusar-se a ser enganado, e perder algo que teu Pai te deu. É evitar que um vigarista saia andando com coisas que custaram muito ao seu Pai.
Repetidas vezes, as Escrituras afirmam nosso dever de tomar atitudes contra o pecado. Aqui está uma amostra:
Livrem-se pois, de toda maldade . . . engano, hipocrisia, etc 1 Pedro 2:1
Revistiram-se do novo homem Colossenses 3:10
Deixemos de lado as obras das trevas Romanos 13:12
Despir-se do velho homem Efésios 4:22
Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês Colossenses 3:5
Livremo-nos . . . do pecado que nos envolve Hebreus 12:1
Note, não é só Deus. Nós teríamos que retalhar nossas Bíblias para produzir uma que diz que Deus faz tudo. Nós mesmo devemos nos esforçar. Isso surpreende muitas pessoas, e outras entendem tudo errado, então vejamos o que está envolvido.
O pecado nos sequestrou, e nossos esforços não fazem nada pra pagar nosso resgate. Só Jesus poderia pagar o preço exorbitante. A inocência foi pregada para que nós, os culpados, pudéssemos ser livres. Tudo que precisamos fazer é defender os direitos que Cristo pagou com sangue. Resistir ao diabo é simplesmente cooperar com Deus; escolher aproveitar a liberdade que Cristo nos ganhou. Todo o trabalho duro já foi feito para nós, e mesmo assim Deus está conosco em todos os passos, para garantir que conseguiremos.
Mas há uma razão de arrepiar para que Deus queira que você faça algo. Como o pai mais orgulhoso, seu Deus quer que você seja como ele. O Todo-Poderoso quer na realidade dividir o trono dele com você! Isso é sério, e glorioso. Você está sendo preparado para uma coroa eterna, não um chapéu de festa. Este é o porquê de Deus ter te confiado um papel em resistir às tentativas de Satanaz de invadir sua área. Você está sendo treinado para governar.
Você provavelmente já ouviu falar de pessoas sendo libertas do controle do pecado sem esforço, como viciados em heroína libertos sem um único sinal de afastamento (veja Exemplos Incríveis [In English]). Esse é o Deus poderoso que servimos! Que Deus fizesse tudo para nós sempre, contudo, seria como um professor nunca confiando em nós para fazer um teste, mas sempre o fazendo para nós. Eventualmente, como o pai devotado que é, nosso Pai celeste quer que comecemos a crescer e a exercer a autoridade que ele orgulhosamente nos confiou. Maturidade não deve ser jamais confundida com falta de intimidade com Deus, entretanto. Nós exercemos nossa autoridade espiritual somente mantendo nossa ligação com o Todo-Poderoso, deixando que seu poder flua através de nós.
Se você está procurando por uma religião branda, largue o Cristianismo agora mesmo. Hebreus nos incita a olhar Jesus buscando inspiração. Ele sofreu enormemente para nos fazer puros. E ele escolheu a agonia, sebendo que ela seria completamente eclipsada pela alegria que finalmente produziria. Sua guerra com o pecado, Hebreus continua, ainda não alcançou o ponto em que seu sangue foi derramado. (Escritura) A Bíblia nunca promete que nossa batalha contra o pecado será indolor, só que render-se acabaria sendo significantemente mais doloroso.
Eu ouvi que santidade é alcançar o ponto em que você não sente mais vontade de pecar do que de comer estrume de cavalo. Não é bem assim. Lembre-se de Jesus, quase morrendo de fome depois de não comer nada por quarenta dias, sendo tentado a transformar pedras em pão. Lembre-se de Jesus, no jardim, derramando sangue como suor, orando em alta voz e com lágrimas àquele que o podia salvar (Hebreus 5:7) enquanto gagueja Porém, não minha vontade . . . Lembre-se de Jesus em agonia na cruz, quando ele poderia ter chamado uma legião de anjos para o resgatar. Ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu (Hebreus 5:8). Santidade não é alcançar o ponto onde a tentação perde seu atrativo. Santidade é escolher o caminho de Deus quando cada fibra do seu ser está clamando pelo caminho do diabo.
Ser como Cristo é estar disposto a sofrer pela causa de Deus. Tentação forte nos deixa mais fortes. Quando resistida, a tentação age como seu técnico de treinamento pessoal, te fortalecendo para que você receba mais glória no Grande Dia.
(Para material inspiracional para edificar coragem, clique aqui. [In English])
Ironicamente, quanto mais preparado estiver para uma luta longa e difícil, mais curta ela geralmente é. Uma vez que você descobre um dos planos de Satanás, e se determina a se manter firme não importa quão forte a pressão fique ou quanto dure, o Inimigo rapidamente percebe que está perdendo tempo persistindo nessa tática, e habitualmente se retira logo depois.
Satanás está furioso por ter te perdido. Ele sabe que não tem poder sobre você, mas se ele te enganar para que você ache que ele ainda manda, você fará o dia dele. Ele tentará todo truque sujo que possa sonhar para te afastar de tudo que é seu por direito, e jogar dúvida sobre a extensão da estupenda vitória de Cristo. Para enfrentar sem medo alguém tão persistente e conivente como Satanás, você deve saber minuciosamente os direitos que Cristo ganhou para você, como explicitado na Palavra de Deus.
Pense dessa forma. Através de uma batalha de vida e morte, Jesus desarmou Satanás e te entregou uma arma carregada. Não espere que Jesus puxe o gatilho. Isso é fácil. Ele deixará que você tenha a diversão de assustar Satanás. Mas se esse trapaceiro diabólico conseguir te enganar, fazendo-o pensar que a arma que Jesus te deu não está carregada, ele sabe que você não se preocupará em usá-la, e pisará em você.
Por ter entregado o controle de sua vida a Jesus, você tem a vantagem quando encontra o mal. Resistir é simplesme perceber que seu inimigo está vencido, e agir de acordo. É se recusar a deixar que um inimigo derrotado roube de volta suas preciosas liberdade e dignidade, que custaram tudo a Cristo. O todo-poderoso Filho de Deus deixou que o diabo o pregasse, para que você pudesse andar livre. Viva nessa liberdade. E não importa o que aconteça, continue se vendo como Deus te vê poderoso, santo, vitorioso. É essa fé que te faz um conquisatador. (Escritura)
Não perca o restante dessa página significante! Clique aqui
Not to be sold. © Copyright 1997, 2012, Grantley Morris. Pode ser gratuitamente copiado, totalmente ou em parte desde que: não seja alterado; esse parágrafo inteiro seja incluído; os leitores não sejam cobrados; se usado em uma webpage, a nova página deve ser significantemente diferente dessa. Muitos outros textos compassivos, inspiradores, às vezes hilários, disponíveis gratuitamente em www.net-burst.com
De graça recebeste, de graça dê.
Para uso fora desses limites, consulte o autor.