O sorriso de Deus está sobre ti. Você ilumina o rosto dele tanto quanto alguém jamais iluminou o rosto de alguém apaixonado.
(Esse importante site também está disponível em English, Espanhol, Francês, German, Dinamarquês (Danish) Afrikaans e Bemba)
Muitos de nós imaginamos que aos olhos de Deus somos apenas mais um entre milhões. Nós sabemos que a maioria das pessoas não nos acha importantes, e então assumimos que Deus pensa da mesma forma. Mas então, novamente, Deus não é como a maioria das pessoas. Nós sentimos que Deus tem favoritos, e que estamos bem no fim da lista, mas estamos prestes a ver que essa é uma das vezes em que os sentimentos não correspondem com a realidade. Para Deus, você é especial.
Quatro razões pelas quais Deus não favorece ninguém sobre ti
1. O Filho de Deus derramou até a última gota de sangue por ti. Deus te ama com todo o coração. Ele te ama com cada partícula de seu enorme amor. Isso significa que não importa o quanto ele ama os outros, ele não poderia amar ninguém mais do que ele ama você.
Uma mulher escreveu sobre o parágrafro acima:
Eu quis dizer, Deus me ama com todo o seu coração? Sai dessa! É um milagre que ele sequer me ame! Grantley, você exagerou! Mas o Senhor me silenciou com João 17:23:
Eu não posso contornar isso; eu não posso passar por baixo ou por cima disso. Então a única coisa que posso fazer é ir através disso, absorvendo-o enquanto vou. Deus o colocou em preto e branco, e o selou com o sangue de seu único Filho: Cristo está em mim e Deus me ama tanto quanto ele ama Cristo. E de forma alguma o amor de Deus por Cristo pode se vago. Instiguei-me a dormir me aconchegando nesse versículo.
(Ênfase minha.)
Eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os tens amado como igualmente tens amado a mim.
Quando estava orando por todos os seus seguidores, inclusive aqueles que creriam mais tarde (versículo 20) Jesus declarou que Deus os ama (eu!) assim como apaixonadamente Deus Pai ama seu perfeito e eterno Filho!
As Escrituras não prometem que você sempre se sentirá amado, nem que as circunstâncias sempre mostrarão que obviamente você é amado. Deus simplesmente promete que você é amado. Nenhum sofrimento ou tragédia jamais te separará do amor de Deus (Romanos 8:35-39) . Uma observação isolada no tempo não prova nada. Somente uma imagem eterna pode representar adequadamente a infinidade do amor de Deus por ti.
Quanto mais você ama alguém, mais importante essa pessoa é para você. Então o fato de que Deus te ama de todo o coração significa que você é mais importante pra ele do que jamais poderia imaginar.
2. Antes de Deus nos perdoar, estávamos todos mortos espiritualmente. As Escrituras afirmam que todos estavam mortos em seus pecados. Você não pode ficar mais morto do que morto. Deus não poderia dizer eu prefiro ela porque ela está um pouco menos morta do que ele.
Mas através de Cristo podemos ser perdoados. Quando Deus olha para alguém perdoado, ele não pode encontrar mais nenhum pecado. Quando você é perdoado, Deus não pode encontrar ninguém no planeta mais perdoado do que você.
Então sem Cristo estamos todos igualmente mortos em nossos pecados, e em Cristo igualmente perdoados.
3. Deus é todo-poderoso. Isso significa que ele não precisa de ninguém mais do que ele precisa de outras pessoas.
Se Deus só pudesse usar pessoas jovens, ou fortes, ou ricas, ou famosas, ou educadas, então Deus deve ser tão fraco que precisa da força humana; tão pobre que precisa de nós para dar a ele alguns reais, tão tolo que necessita de educação humana.
4. O Senhor adora usar coisas pequenas e aparentemente sem importância. 1 Coríntios 1:26 diz, Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, a Bíblia continua, para que ninguém se vanglorie diante dele.
Na Bíblia, o livro de Jonas parece pequeno e insignificante. Tem apenas duas ou três páginas. Frequentemente me sinto assim: pequeno e insignificante. Tantas vezes já me senti inútil, que teria cometido suicídio se não me preocupasse com ter que encarar Deus depois. Mas a Bíblia seria bem menos rica sem esse livro. E o Reino de Deus seria bem menos rico sem você. Neste livro nós vemos Deus usar uma tempestade, uma baleia, um homem sem coração, rebelde e rabugento, uma planta, e um verme. Você é menos talentoso que um verme? Então Deus pode fazer coisas poderosas através de ti. Se Deus pode usar uma tempestade, uma planta e um verme, ele é esperto o suficiente para te usar. Deus é tão poderoso que pode usar qualquer coisa para fazer seu trabalho.
Nenhum cristão é velho demais, pobre demais, ignorante, estúpido ou doente demais para ser gloriosamente usado por Deus. Nós não podemos explorar isso profundamente aqui. Para apenas um aspecto disso, veja Nunca velho demais para Deus.
Você acredita que não há nada que Deus não possa fazer? Você acredita que Deus possa trazer alguém morto à vida? Você acredita que Deus possa trazer alguém morto à vida através de suas orações? Essas palavras através de suas orações não fazem de repente Deus fraco. Você acredita que Deus pode salvar milhares de almas. Então você também deve acreditar que ele pode salvar milhares de almas através de você.
Ou Deus pode fazer coisas impossíveis através de você, ou ele não é Deus.
Mantenha-se dizendo para si mesmo: Não há nada que Deus não possa fazer através de mim.
O paraíso está espiando, esperando para ver as coisas surpreendentes que você alcançará para a Glória de Deus.
Ninguém é mais importante para Deus do que você: provas da Bíblia
No livro de Gálatas 2:6-9, Paulo fala de Pedro, Tiago e João. Se alguém podia alegar ter um lugar especial no coração de Deus, eram esses homens. Quando Jesus andou por este planeta, eles pareciam ser seus melhores amigos. Mais tarde, eles foram chamados de pilares da igreja. Sem pilares a construção inteira colapsa. Ainda assim, Paulo escreveu sobre esses homens: o que quer que fossem não faz diferença para mim; Deus não mostra favoritismo para com ninguém. Paulo estava falando sobre Pedro, o homem honrado por milhões como o primeiro papa. Mesmo sua sombra curava pessoas. Paulo estava falando sobre os líderes da igreja, os maiores santos, quando inspirado divinamente para escrever, o que quer que fossem, não faz diferença para mim; Deus não mostra favoritismo para com ninguém. Diga para si mesmo, A Bíblia diz que sou tão importante para Deus quanto Pedro, Tiago e João.
Um dia, os discípulos falaram para Jesus que sua mãe queria conversar com ele. Jesus respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam. (Lucas 8:20-21) .
Então qualquer um que obedece a Deus tem tanto direito de falar com Jesus quanto Maria. Quem faz a vontade de Deus tem o mesmo lugar no coração de Jesus que sua própria mãe.
Outra vez, quando Jesus estava pregando, uma mulher gritou: Abençoada é a mulher que te deu à luz. Ao invés de concordar com ela, Jesus disse: Mais abençoada é a pessoa que obedece a Deus. (Lucas 11:27-28) .
Jesus só nasceu uma vez, logo só uma mulher pode ter o privilégio de dar à luz o Messias. Essa foi a benção especial de Maria. Mas, espiritualmente, somos todos igualmente abençoados. Em Efésios 1.3, a Bíblia diz que em cada um de nós foram infundidas todas as bênçãos espirituais. Como poderia ser diferente? Se Cristo morreu (deu tudo) por pecadores, o que ele poderia reter deles agora que eles foram lavados e feitos preciosos filhos de Deus? Como as Escrituras afirmam, já que você é tão querido por Deus que ele deu seu único filho por você o presente mais caro do Universo não há nada que ele não te dará (Romanos 8.32, e também 1 Coríntios 3.21-22).
Diga para si mesmo: Sou tão abençoado espiritualmente quanto qualquer um.
Você tem um lugar especial no coração de Deus
Quando tinha quatro anos, adorava ajudar meu avô a fazer caminhos de cimento. Quase qualquer um podia fazer um trabalho melhor que uma pequena criança, mas isso era irrelevante. Eu tinha um lugar especial no coração de meu avô.
E você tem um lugar especial no coração de Deus. Para ele, você é insubstituível. O Todo-Poderoso não precisa da ajuda de ninguém. Ainda assim, a alegria do Pai nunca seria completa sem sua contribuição.
Meu avô queria que eu compartilhasse de seu trabalho. Não porque ele precisava de mim, mas porque eu era especial para ele. E Deus quer compartilhar o trabalho dele com você. Pense sobre isso por um minuto O trabalho de Deus é o trabalho mais importante do universo. Deus tem algo de importância divina; algo com significado eterno, para o qual ele quer sua ajuda. Uau! Você é importante!
Para Deus, você é especial. Eu costumava pensar, sim, sim, Deus me ama, mas ele ama todo mundo. Para ele, eu sou só um de milhões de cristãos. Deus tem seus favoritos, e eu não sou um deles. Eu pensava que estava sendo humilde pensando dessa forma. Mas o que eu realmente estava fazendo era acusar Deus de amor imperfeito. Na verdade, eu estava chamando Deus de mentiroso. Não há nada de humilde em chamar o santo Senhor de mentiroso! É pecado.
Deus é a pessoa mais importante do universo. Então, se você é importante para ele, você é importante! Não há nada de humilde em dizer ao sábio Deus que ele está errado. Isso é sério.
Como eu ouso ir até o glorioso Senhor que derramou seu sangue por mim e dizê-lo: Não sou especial para você. Ouso eu ir até a cruz onde eu merecia estar, olhar no rosto ensanguentado de meu Salvador, e acusá-lo de amar mais a outros? Ele morreu por mim! O que mais eu ousaria exigir que ele fizesse antes de aceitar o fato de que sou especial para ele?! Eu preciso me sentir tão mal por esse pecado como se eu fosse culpado de assassinato.
É dito que um pirata matou um homem. Ele estava tão horrorizado pelo que fez que não conseguia dormir apropriadamente por semanas. Mas ele continuou matando. Ele chegou ao ponto em que conseguia matar um homem, usar o corpo como travesseiro, e dormir solidamente pela noite inteira. Nós somos assim. Nós cometemos o pecado de pensar de forma errada tão frequentemente, que nossas consciências se tornaram duras como concreto. Para outros pecados nossas consciências ainda podem estar amolecidas, mas para o pecado da dúvida e de pensar pequeno, estamos endurecidos.
Leprosos perdem dedos das mãos e dos pés, às vezes o nariz. Sempre foi pensado que a doença o fizesse. Mas um brilhante médico missionário começou a questionar isso. Dr. Paul Brand notou que os leprosos iam dormir inteiros e acordavam sem um dedo. Ninguém conseguia encontrar nenhum traço do dedo perdido. Ele eventualmente descobriu que os dedos estavam sendo mastigados e levados por ratos! Como podia? É porque os leprosos perdem a sensibilidade. E este é o nosso problema. Nós perdemos a sensibilidade em parte da nossa consciência. E o diabo, como um rato gordo, começa a mastigar-nos, e ao invés de o repelirmos, nem ao menos percebemos o que ele faz. Nós precisamos desesperadamente de Deus para fazer nossas consciências sensíveis.
A crise
Chegamos agora à parte crucial dessa mensagem. Ela pode te impulsionar por alguns dias, então enfraquecer, e finalmente não alcançar nada. Ou poderia ser um ponto de mudança na sua vida, fazendo de ti a força poderosa no Reino de Deus que ele te criou pra ser.
É assustador o quanto este mundo perde quando qualquer cristão acha que ele ou ela não é especial para Deus. Não há nenhum cristão que não possa ser usado por Deus para ganhar milhares de almas, se o Senhor quisesse. Não há cristão que não possa ser usado para mudar o curso da história da humanidade. Mas enquanto nós nos agarrarmos ao pecado de pensar pequeno, isto não vai acontecer. Isto é sério, mais sério do que qualquer um de nós pode imaginar. Livrar-nos deste pecado provavelmente nos custará enormemente, mas para que fôssemos livres do pecado custou a Cristo muito mais.
Para que nos livremos do pecado de pensar pequeno, é tão difícil quanto um alcoólico permanentemente livrar-se da bebida. Nós precisamos de um milagre gigantesco nas nossas vidas. Isto começa por admitir que estamos viciados no sério pecado de não nos vermos ou nossas responsabilidades como Deus as vê. Nós precisamos detestar esse pecado. Nós devemos admitir que somos escravos dele e que a única maneira de sermos libertos é por um milagre divino.
Eu sugiro a oração a seguir. Ore qualquer parte que você sente que concorda.
Senhor, na sua misericórdia comece a abrir minha mente e minha consciência para a seriedade do pecado. Eu pequei por pensar que você tem favoritos. Eu estive pecando por pensar que não sou importante para você. Eu pequei por pensar que você não quer me usar para fazer coisas surpreendentes, de significado eterno, para sua glória. Meu vício de pensar pequeno te machucou e fez um grande dano. Através do sangue derramado de Jesus, eu imploro seu perdão. Eu peço por total libertação do meu vício.
Eu agora declaro que você quer fazer coisas poderosas através de mim. Eu me recuso a tolerar qualquer pensamento menor que esse. E procuro em ti por força divina, para sempre derrotar tal pensamento pecaminoso. Senhor, nunca mais permita que eu cometa esse pecado sem sentir forte descontentamento. Não importa o que custe para mim, seja glorificado em minha vida.
Mantendo a vitória
Por muitos anos eu fui constantemente tentado a me sentir inútil. Eu escrevi um livro dando todas as razões pelas quais todos nós podemos alcançar grandes coisas para Deus, e me mantive lendo-o todos os dias, semana após semana, ano após ano. Sempre que eu parava de lê-lo por alguns dias, eu caía de volta à depressão.
Então eu não peço desculpas por esperar que você precisará agarrar-se a essas verdades nessa mensagem, e lê-las de novo e de novo para benefício máximo. Elas são verdades importantes, e o diabo tenta com todo seu poder fazer com que nos esqueçamos delas. Nós precisamos nos segurar nelas como se nossa própria vida dependesse disso. De fato, pode ser até mais importante que isso. O destino eterno de outras pessoas poderia depender de você compreender essas verdades, e vivê-las. O Senhor quer te fazer uma poderosa força no Reino de Deus.
Sua necessidade, entretanto, é crônica demais para que qualquer técnica de auto ajuda te livre do seu vício. Você deve diariamente pedir ao Senhor que ressensibilize sua consciência. A oração do Senhor dê-nos o pão nosso de cada dia ... não nos deixe cair em tentação prova como precisamos diariamente trazer a Deus nossa necessidade de ajuda divina para derrotar a tentação. Sem isto nós seríamos levados à falsa e perigosa desilusão de que nossa dependência de Deus é menos que absoluta. Aquele que julga que está firme, avisam as Escrituras, cuide-se para que não caia. (1 Coríntios 10:12) Entretanto, nosso divino Auxiliador, o Espírito Santo, habita em você, onde quer que você vá, 24 horas por dia. É tragicamente fácil voltar a velhos hábitos e dificilmente notar. Diariamente peça a ele que dispare os alarmes quando você começar a voltar. Você terá então a proteção divina.
Pensamentos negativos ainda virão, mas, uma vez exposto, você pode repeli-los com o mesmo nojo que você faria com uma sanguessuga. Esses invasores imundos, vindos dos esgotos do inferno, não são parte de você. Nós não podemos pensar em nada, nem duas coisas de uma vez, então a melhor forma de ejetar pensamentos errados é prender-se ao pensamento oposto, idealmente, uma afirmação que você sabe ser verdadeira por estar na Palavra de Deus. Segure-se nele como alguém que não sabe nadar agarra uma corda em águas turbulentas. Açoite o inimigo usando todas as abordagens do invasor como uma deixa para jogar uma festa de louvor em sua mente, exaltando o fato de que a verdade (realidade) é exatamente o oposto da mentira tentando te invadir. Isso faz brilhar um dilúvio de luz na vida inferior que só pode viver nas trevas. Resista ao diabo, e ele fugirá de você (Tiago 4:7) . Ele tentará voltar sorrateiramente mais tarde, mas enquanto diariamente você procurar pelo Senhor, você viverá em vitória.
Apêndice: porque o pecado da descrença é tão viciante
Essa seção detalha algumas das razões pelas quais eu fiquei viciado em pensar de forma errada. A causa para seu próprio vício não necessariamente é a mesma, mas ainda assim é útil ser alertado dos perigos.
Eu costumava me humilhar, na esperança de que a pessoa com quem eu estivesse conversando teria pena de mim, e daria uma inflada no meu ego. Eu tinha esquecido quão patético é tal comportamento, até o dia em que conheci alguém que não jogou meu jogo. Ao invés de me impulsionar, tudo o que ela fez foi me repreender e acusar-me do pecado de ser negativo a meu próprio respeito. Eu fiquei muito irritado, até começar a ver-me de forma mais precisa. Ao fazer-me dependente da inflada de ego vinda de outras pessoas, eu me fiz assustadoramente vulnerável. Eu estava esperando que outros fizessem algo que era minha responsabilidade. Mais do que isso, minhas ação provaram que o elogio humano valia mais para mim do que a aprovação divina que eu já tinha. E toda vez que eu conseguia a lisonja que eu buscava, eu estava sendo recompensado pelas minhas humilhações, dessa forma aumentando meu vício.
Se o sucesso de alcançar uma vitória é doce, ser muito mais bem sucedido do que ousei sonhar é extremamente delicioso. A forma mais simples de garantir uma repetição desta altamente viciante emoção é convencer-me de que conseguirei pouco. A satisfação que eu consigo quando excedo minhas baixas expectativas é uma grande recompensa por ter uma baixa visão do potencial que Deus me deu. Eu estava ofendendo Deus, difamando seu nome, e cometendo o pecado da descrença deliberadamente diminuindo minha fé na esperança (às vezes inconsciente) de experimentar um sucesso.
E apesar de saber que fé agrada a Deus, eu também sabia que tomar um passo de fé é assustador. É mais fácil tomar o caminho covarde e preguiçoso.
Fazer comentários sarcásticos a meu próprio respeito era outra armadilha. Toda vez que alguém ria, eu conseguia minha recompensa, mas cada comentário desse tipo encravava atitudes negativas um pouco mais fundo em minha mente. Eu estava caindo na minha própria armadilha.
Vícios podem ter seus prazeres momentâneos. No final, entretanto, eles são uma maldição, nos mantendo longe da vida plena, excitante, e que glorifica a Deus para a qual fomos criados. Enquanto buscarmos diariamente por Jesus, contudo, a maldição se quebrará.
Para mais páginas em Português, veja Português
[Much More!]
[E-Mail Me! (English only)]
[Bless & Be Blessed by Facebook] [Daily Quotes] [My Shame]